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mais detalhes xMD102 - Aviação Experimental

O xMD102 um sistema de mapa eletrônico flexível, modular, desenvolvido para atender o segmento de aviação experimental.

Conta com muitas funcionalidades e pode ser integrado com vários equipamentos embarcados na aeronave.

Disponibiliza informações importantes relacionadas ao vôo e a navegação, aumenta a consciência situacional do piloto e, por adotar uma tecnologia avançada eleva os índices de segurança de vôo. O piloto pode criar planos de vôo, inserir waypoints, entre outras opções.

Na configuração básica com o processador e uma tela de alta resolução, para as aeronaves com um equipamento GPS (Garmin), pode ser adotado o mesmo sinal da antena instalada.

Com a integração do Dispositivo de Rastreamento STD102 (Secure Personal Tracking Device), todas as funções do rastreador estarão disponíveis, com isto, além da comunicação com celular, nas áreas com cobertura GSM é possível fazer o monitoramento do vôo via Google Earth.

O sistema oferece ao usuário várias opções de instalação no painel das aeronaves. Simples de instalar e operar, quando conectado na alimentação, basta conectar as chave(s) de 04 direções e o sistema está pronto para a operação.

A BRAVIO dispõe de cartas digitalizadas e banco de dados (Rotaer/AIPs) completo do País para o sistema.


mais detalhesProcessador

O processador de 32-bit garante rápida mudança e atualização dos mapas em tempo real, consulta e acesso a banco de dados, registro dos waypoints e constante recálculo da solução de navegação e da altura sobre o modelo de terreno, com ações e comandos simples e objetivos. Uma memória flash (solid state) é utilizada para armazenar o software, banco de dados, mapas, imagens, informações de terreno e registros.


mais detalhes Displays

A tela de cristal líquido, de alta resolução, permite que as imagens sejam visualizadas em ângulos de até 85º, sem distorção. Legíveis à luz solar, durante a noite operam em modo inverso, utilizando um esquema especial de cores.

Estão disponíveis telas nos tamanhos 5.5”, 6.5” e 8.4” (polegadas). As telas podem ser usadas para receber outros sinais do vídeo, como: espelho eletrônico, gravador, etc.


mais detalhes Banco de Dados

O operador pode contar, além das publicações aeronáuticas com: cartas, dados de aeródromos e auxílios à navegação constante nas publicações da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (AIPs e ROTAER), com características das pistas e fotos dos principais aeroportos e heliportos, dados jeppesen, cartas náuticas, mapas rodoviários, políticos, cartas especiais (corredores aéreos), guia de ruas, modelo de terreno, agenda de contatos (relação de telefones) e banco de imagens fotográficas, carregados de forma simples.

A atualização do banco de dados pode ser feita, automaticamente, através de datalink celular (opcional), toda vez que a unidade estiver no solo.


mais detalhes Modelos de Terrenos

O sistema trabalha com o mais completo e apurado modelo de terreno do Brasil, integrando, através de algorítimos próprios, os dados provenientes da NASA e do IBGE. A fusão dos dados fornece mais precisão, com medidas a cada 30 metros, um excelente resultado, pois os sistemas normalmente utilizados em navegação aérea trabalham com medidas a cada milha.


mais detalhes Preparação de Mapas

A BRAVIO possui softwares especiais que preparam qualquer tipo de mapa ou imagem aérea, que esteja em escala, para ser utilizada pelo sistema. Os mapas digitalizados são preparados dentro de processos rígidos de controle.


mais detalhes Gravação de Dados

O sistema grava data/hora, posição, velocidade no solo, rota e qualidade do sinal de GPS a fim de facilitar a análise do vôo. Esta informação pode ser transferida para uma central, via GSM (opcional), ou após o pouso da aeronave ou baixada através de um Memory Stick. Caso outras interfaces estejam instaladas, seus dados serão armazenados junto à configuração básica.

Operacionalidade – A simplicidade de operação é um fator marcante. As informações úteis são apresentadas de forma muito objetiva para o operador. É possível programar o sistema para emitir alerta de voz como: chamar a atenção sobre altitudes, parâmetros de vôo, etc.

Para cada posição podem ser instalados diversos mapas, em escalas diferentes. A seleção dos mapas é feita através do botão de comando up/down ou no dispositivo de entrada externo (Touchpad). Se um mapa acaba, o sistema automaticamente escolhe o próximo do mesmo tipo. Um pequeno sinal intercalado mostra a direção ao waypoint ativo e uma linha dupla mostra a direção para waypoint em standby.


mais detalhes Plano de Voo

A elaboração de um plano de vôo é extremamente rápida e simples. O operador pode criar inúmero de waypoints de usuário. E são ilimitados os planos que poder’ao ser criados e armazenados pelo sistema.

Os waypoints podem ser facilmente agrupados e acrescentados ao gráfico, movendo, um cursor no mapa. Um plano de vôo ativo é, então, mostrado sobre o mapa, e pode ser seguido sem dificuldade.

Com um celular ou um PC pode-se criar um plano de vôo e enviá-lo para aeronave. Ao ligar o Sistema, o plano será recebido, automaticamente, e o piloto pode ativá-lo com um toque no comando. O comandante conta ainda com a opção de baixar as informações sobre condições climáticas e atualizar o plano.

AVISO: É responsabilidade do comandante da aeronave fazer o planejamento apropriado do vôo e, então, monitorá-lo integrando toda informação disponível.


mais detalhes Opcionais

Touchpad - O TP070 é o mais moderno dispositivo de entrada de comandos. Normalmente é encontrado apenas nas cabines das aeronaves mais modernas como, Airbus e Boeings.


mais detalhesOpções de Instalação

mais detalhesEspecificações Técnicas

Processador com 01 tela

GPS e GSM externo
Capacidade de Memória:
2 GB +
Controle:
Chave com 04 posições
(cíclico/manche)
Touchpad
Telas:
5.5’’ - 640x480 pixels
6.5’’ - 800x600 pixels
8.4’’ - 1024x768 pixels
Interfaces:
GPS externo (STD102)
GSM externo (STD102)

Piloto automático
Banco de Dados:
VFR / IFR
Lugares criados p/ operador
Mapas:
VFR / IFR
Imagens:
Aeroportos / Helipontos
Gravação de Dados:
Últimas 200 horas
Monitoramento: Sim
Atualização de dados:
Via GSM ou memory stick
Dimensões:
280mm x 47mm x 182mm
Peso: 800g
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